sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bicas participa do 2º encontro do PIP/ATC realizado pela 18ª SRE - JF

Karina e Vera foram apresentar suas boas práticas na aplicação do PIP na E.M. Coronel Retto Jr, destaque na região da zona da mata.

Bicas foi convidado a participar e a compartilhar sua experiência de sucesso com o PIP/ATC (Programa de Intervenção Pedagógica / Alfabetização no Tempo Certo) que foi implantado nas escolas municipais.


Coral e fanfarra de Santos Dumont faz uma apresentação na abertura do evento.

Realizado ontem, o encontro discutiu a importância da realização deste programa na área pedagógica e na complementação do ensino para os alunos que apresentam dificuldades em determinadas áreas do conhecimento. 

Diretora Regional da 18ª SRE-JF Belkis Cavalheiro discursa sobre a importância de uma gestão descentralizada. 


Afinal, através do PIP pode-se identificar qual ponto cada aluno individualmente apresenta dificuldades e dessa maneira trabalhar somente aquilo que o aluno apresenta dúvidas e consequentemente melhorar seu rendimento.

Maria Regina apresenta uma palestra sobre Heterogeneidade.

A maneira com que o município de Bicas implantou o PIP foi destaque na região, dessa maneira a 18ª SRE- JF convidou a cidade para expor suas boas práticas às outras cidades.

Karina e Vera explicam como os resultados foram modificados pela aplicação do PIP.

As supervisoras da E.M. Coronel Retto Jr , Karina e Vera apresentaram a maneira com que o PIP foi aderido e realizado dentro da escola e como já percebem resultados do programa.

Diretora Pedagógica de Bicas, Rosana Crevelari ressalta a importância do PIP nas escolas da cidade. 


O encontro também teve palestras sobre heterogeneidade dentro da sala de aula, além de uma ampla explanação sobre as leis estaduais que regulamentam o ensino.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Projeto Ambientar Bicas - Alunos das Escolas Municipais vão ao Teatro

Peça "Simples Histórias" prendeu a atenção dos alunos da rede municipal de ensino.

Os alunos das Escolas Municipais de Bicas tiveram a oportunidade de assistir uma peça teatral cujo tema principal é o cuidado com o Meio Ambiente.



Como parte do projeto Ambientar Bicas, desenvolvido pela parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação, o grupo CriArte apresentou hoje no Cine Theatro Fama a peça "Simples Histórias", para 240 alunos da rede municipal de ensino. 



Além da proposta artística e cultural, o cuidado com o Meio Ambiente foi mais uma vez reforçado aos jovens estudantes biquenses. 

Alunos da E.M. Coronel Souza e E.M. Coronel Retto Junior enchem a platéia da primeira exibição da peça , Simples Histórias. 

Alunos tietam elenco da peça "Simples Histórias"

Grupo de Teatro CriArte e secretárias de Meio Ambiente e Educação.

Secretária de Meio Ambiente, Marina Lobo e Secretária de Educação, Jane Durão, abrem mais uma atividade do projeto Ambientar Bicas.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Secretaria de Educação disponibiliza o segundo ônibus para transporte de estudantes a Juiz de Fora





A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou esta semana, o segundo ônibus para o transporte de estudantes do ensino superior e técnico para Juiz de Fora.

O segundo ônibus segue a lei federal e a lei municipal do transporte escolar (que estabelece o uso e as normas do transporte intermunicipal de estudantes do ensino superior e técnico).

Ao colocar dois ônibus para Juiz de Fora, gera-se uma economia aos cofres públicos de 45,7%, além de atender mais estudantes biquenses. 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Luto

A Prefeitura Municipal de Bicas e a Secretaria Municipal de Educação, vem manifestar seu pesar e tristeza pela perda da professora Vanusa, da E.M. Coronel Joaquim José de Souza, por esse motivo não haverá aula nesta segunda feira. 

Vanusa será sempre lembrada pela maneira carinhosa com que lidava com seus alunos, eternas saudades. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

“A cidade que você vê”: lançamento de documentário produzido no Cead emociona plateia em Bicas


A emoção tomou conta da plateia que prestigiou a estreia do primeiro documentário da campanha “A cidade que você vê”, ocorrida na noite dessa quinta-feira, 7, no polo de apoio presencial de Bicas, um dos 32 ligados à UFJF. Elaborado pela equipe de Produção de Materiais Didáticos do Cead, o audiovisual tem duração de 10 minutos e, segundo o diretor Rodrigo Lobão, conta com roteiro que faz referência à obra “Cidade Invisíveis”, de Ítalo Calvino, sendo dividido em três linhas narrativas que se entrelaçam: a primeira fala da Água Santa, fonte famosa por curas milagrosas; a segunda revela a origem da cidade e sua ligação com a rede ferroviária; a outra conta a história de um estudante do curso de Computação. Ingredientes que ressaltam aspectos regionais que passam despercebidos no cotidiano dos cidadãos e não deixaram o público desgrudar os olhos da tela durante a exibição.

Visivelmente emocionada, a secretária de Educação de Bicas, Jane Durão (na foto abaixo, à direita) classificou a iniciativa como “muito gratificante”. “É uma experiência super válida e que deve ser repetida em todas as outras cidades-polo. Estão todos de parabéns. Agora, que divulgem também para nós os trabalhos feitos em outras cidades, assim como vão levar Bicas a outros municípios”, expôs, enaltecendo a equipe responsável pela produção e não escondendo a satisfação por levar com ela uma cópia do documentário, o que ocorreu também com todos os presentes.

Leia também:

A coordenadora do polo de Bicas, Fernanda Nunes (na foto abaixo, à esquerda), estava aflita antes da exibição, mesmo já tendo assistido ao trabalho. Levou os pais e o marido para conferir o documentário. Depois da exibição, o sorriso tomou conta do seu rosto. “Esse é um projeto maravilhoso. Tenho certeza que todos ficaram encantados. Embora seja a segunda vez que assisto ao documentário, ainda estou emocionada. É um vídeo que renova a nossa visão sobre a educação e sobre a necessidade de sempre trabalhar em parceria. Foi tudo de bom”, comentou Fernanda.

Reencontro com os moradores
A noite foi marcante também para integrantes da equipe do setor de Produção de Materiais Didáticos do Cead. A produtora do vídeo, Mayra Sá, esteve envolvida no projeto desde o seu início. Primeiro, fez minuciosa pesquisa para descobrir peculiaridades sobre a cidade, como a história da Água Santa. Depois, entrou em contato com os moradores para os depoimentos que seriam usados no audiovisual. O primeiro encontro com os moradores de Bicas ocorreu durante a gravação. O reencontro foi nessa quinta-feira.

“Também é gratificante para nós, que trabalhamos no documentário, voltar para exibir o trabalho e ver que alguns personagens estavam presentes, como o Tales, a Rosália e a Fernanda. Foi muito bom chegar até eles e perguntar o que acharam e todos responderem que o vídeo retratou muito bem a cidade, que gostaram do enfoque que nós demos. Ver a satisfação deles de fazer parte do trabalho é uma gratificação muito grande para quem idealizou e colocou o projeto em prática”, afirma Mayra.

O estudante Tales Bolotari, morador da zona rural de Bicas, levou os pais e o irmão para verem o documentário. Afinal, ele foi um dos personagens centrais da produção. Acostumado com a lida no campo e aluno assíduo de curso de Computação na modalidade a distância, estava feliz por fazer parte do vídeo. “Ficou completamente diferente do que eu imaginava. Muito bom. Trouxe uma visão diferente da nossa cidade que a gente nem sempre consegue visualizar no dia-a-dia”, disse, confirmando que vai reunir os amigos na sua casa para mostrar o documentário: “Temos que reproduzir o trabalho para mais pessoas ficarem sabendo do trabalho do Cead e conhecer a nossa cidade.”

Diretora de Patrimônio de Bicas, a historiadora Rosália Mayrink, responsável pelo Instituto Histórico Maria Veiga e os seus dois museus - da História da Cidade e do Ferroviário –, acredita que o vídeo poderá desempenhar outro papel importante em um futuro próximo. “Achei o documentário muito interessante. É uma oportunidade para divulgar a cidade. Como historiadora, busco resgatar sempre a história da cidade e o vídeo foi uma oportunidade de resgate e divulgação. Além disso, quando as escolas forem visitar os museus, posso exibir o vídeo para os estudantes”, revela Rosália.

Após o sucesso com o audiovisual sobre Bicas, Juiz de Fora será a próxima cidade retratada pela campanha “A cidade que você vê”. Trabalharam no documentário sobre Bicas: Rodrigo Lobão (Direção e Edição), Mayra Sá (Produção e Entrevistas), Raphaela Benetello (Edição) e Liliane da Rocha (Finalização).

Thiago Stephan e Daniele Xavier

FONTE: CEAD - UFJF

Alunos do município de Bicas vão à escola de bicicleta.

Matéria publicada no site CICLOMINAS, projeto do governo estadual que incentiva uso de bicicletas no dia-a-dia e para prática esportiva.


_DSC0145

Programa Caminho da Escola – Governo Federal 2013
“Quando vimos no site do FNDE as bicicletas logo pensamos em adotar tal programa, essas 50, são uma experiência, se der certo, pretendemos adquirir mais 100. De manhã, no horário das aulas (a grande maioria dos alunos beneficiados são do turno da manhã) é lindo ver os alunos de bicicletas com capacetes indo à escola” informou Jane Durão, Secretária Municipal de Educação de Bicas.
As bicicletas foram entregues no mês passado Set/2013, mediante um planejamento, estabelecemos uma parceria com a polícia militar de MG e com os pais e alunos beneficiados.
Foram realizadas blitz educativas para os motoristas e os alunos beneficiados juntamente com seus pais, realizaram aulas de direção defensiva com direito a manual de condutas com regras de transito e dicas para pedalarem com segurança.
A Secretária informou que dessa maneira proporcionarão três principais conquistas com as bicicletas:
“A primeira é economizar com o transporte escolar tradicional, realizado com ônibus e kombi. São 50 alunos que aliviam o uso de combustível ajudando a poupar o dinheiro público e o meio ambiente.”
 Bicas 1
“Os alunos se motivam, afinal se obtiverem notas boas, frequência escolar e principalmente respeitarem as regras do manual do aluno, após dois anos, as bicicletas são doadas em definitivo à eles.”Bicas 2
“E claro, ajudar a prevenir na obesidade infanto-juvenil. Todos os dias os alunos beneficiados pedalam cerca de 6 km para irem e voltarem das escolas, isso é uma forma para que eles realizem atividades físicas, simplesmente indo à escola, contribuindo assim na prevenção da obesidade estudantil. E os alunos podem usar as bicicletas para atividades diversas não ficando restrito ir somente à aula. Como sou professora de Educação Física, pretendemos nessa gestão estimular ao máximo nossos alunos na prática esportiva”, reforça Jane.
A Secretaria de Educação possui um blog com notícias, projetos apresentados e destaques para trabalhos pedagógicos e administrativos.
Confira o trabalho de Bicas aqui:
Matéria do MGTV 1ª edição sobre as bicicletas escolares em Bicas.
Bicas 3
FONTE: CICLOMINAS

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Exibição do Documentário "A Cidade que Você Vê"



Ontem foi o lançamento do documentário "A cidade que você vê", produzido pela equipe da CEAD da UFJF com ajuda do Polo Universitário de Bicas. 


Jornalista responsável pelo documentário, Tiago, apresenta a produção de "A cidade que você vê".

Fernanda Nunes, coordenadora do Polo UAB de Bicas, agradece à sua equipe do Polo e ao CEAD pela realização do documentário.

Jane Durão, Secretária Municipal de Educação, parabeniza ao CEAD- UFJF, pela produção do documentário.


A ideia é que todas as cidades polos sejam retratadas e dessa maneira proporcionar um intercambio cultural entre elas. Bicas foi a primeira a ser retratada e ter sua história transformada em um documentário. 

"A Cidade que você Vê" será exibido em todas as escolas municipais.




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Cerimônia de Premiação da Semana Olímpica de Bicas

A premiação da Semana Olímpica de Bicas aconteceu na quinta feira (31/10)  na E.M. Coronel Joaquim José de Souza. Durante o evento autoridades realizaram a entrega dos Troféus e Medalhas aos atletas campeões.

Mesa de premiações da Semana Olímpica de Bicas

Secretária Municipal de Educação, Jane Durão, abre a solenidade

Autoridades presentes na Cerimônia de premiação da Semana Olímpica de Bicas.

Diretor de Desporto Estudantil, Igor Maia inicia a premiação da Semana Olímpica de Bicas.

Atletas que participaram da Semana Olímpica de Bicas aguardam para o início da premiação.

E.M. Dr Matheus Monteiro da Silva - 3º Lugar na modalidade Queimada.

Colégio Aquarela -  2º Lugar na modalidade Queimada.

E.M. Maria Antonieta -  1º lugar na modalidade Queimada.

Secretário de Cultura Magela Mattos entrega medalha aos campeões.

Vereador Aloysio Borges.

Dr Matheus Monteiro da Silva -  3º lugar modalidade Futsal, categoria 2002/2003/2004

Secretária Municipal de Educação, Jane Durão, entrega medalha de 2º lugar ao representante da Escola de Guarará. 

Gustavo, representante de Guarará, artilheiro do Futsal categoria  2002/2003/2004.

E.M. Coronel Joaquim José de Souza -  1º lugar na modalidade Futsal, categoria 2002/2003/2004

Colégio Aquarela - destaque nos jogos na modalidade Futsal.

Diretor de Desporto Estudantil, Igor Maia, entrega premiação.

E.M. Coronel Joaquim José de Souza, 3º lugar na modalidade Futsal categoria 1999/2000/2001.

E.E.Deputado Oliveira Souza 2º lugar na modalidade Futsal categoria 1999/2000/2001.

Colégio Futuro, 1º lugar na modalidade Futsal categoria 1999/2000/2001.

Colégio Futuro -  3º Lugar modalidade Futsal Feminino.

Prefeito, Dr Magela, entrega premiação ao E.E. Deputado Oliveira Souza.

Vice-prefeita, professora Léa, entrega premiação ao E.E.Deputado Oliveira Souza.

E.E.Deputado Oliveira Souza -  1º lugar na modalidade Futsal Feminino.

Colégio Futuro -  3º lugar na modalidade Futsal categoria 1996/1997/1998.

Colégio Copeb - 2º lugar na modalidade Futsal categoria 1996/1997/1998.

E.E. Deputado Oliveira Souza - 1º  lugar na modalidade Futsal categoria 1996/1997/1998.

Caio, artilheiro de Futsal, categoria 1999/2000/2001.

Rômulo, artilheiro do Futsal, categoria 1996/1997/1998.

Tamara, artilheira do Futsal Feminino.

E.E.Deputado Oliveira Souza - 2º Lugar na modalidade Handebol Feminino.

Colégio Futuro -  1º Lugar na modalidade Handebol Feminino.

Colégio Copeb - 2º lugar na modalidade Handebol Masculino.

Colégio Futuro -  1º lugar na modalidade Handebol Masculino.

Karine, artilheira do Handebol Feminino.

Felipe Borges, artilheiro do Handebol masculino.

Lucas, Bruna e Igor, equipe de apoio e organizador da Semana Olímpica de Bicas.

Igor Maia recebe premiação pela organização da Semana Olímpica de Bicas e incentivo ao desporto estudantil.