quinta-feira, 4 de setembro de 2014

UFJF oferece Especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas



Estão abertas as inscrições para a especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas, oferecida gratuitamente pela Universidade Federal de Juiz de Fora na modalidade a distância. São ofertadas 50 vagas, sendo 40 para professores da rede pública de ensino e dez para demanda social. Todas as oportunidades são para o polo de apoio presencial de Juiz de Fora. As inscrições vão até o próximo dia 19.

O professor Daniel Pimenta, coordenador do curso, explica o objetivo da especialização: “Esse curso tem o objetivo geral de formar professores da rede pública com vistas a qualificar as abordagens da temática de cultura e história dos povos indígenas do Brasil nas propostas pedagógicas. Com isso, ele vai contribuir para a implementação qualificada da Lei 11.645/2008, que versa sobre essa necessidade de formação dos alunos em conhecimentos da cultura brasileira, incluindo também os afrodescendentes e os indígenas”, expõe Pimenta.

O Brasil conta com cerca de 230 diferentes povos indígenas, que falam aproximadamente 180 línguas. Para o coordenador, a situação dessa população é preocupante. Por isso, ele argumenta que o estudo da cultura e história dos indígenas é de fundamental importância não apenas para valorizar essas populações ancestrais, mas também no sentido de disseminar uma maneira diferente de se relacionar com a natureza.

Os cursistas vão ser capacitados para trabalharem o tema dentro das salas de aula, o que, na visão de Pimenta, aumenta ainda mais a relevância da especialização. “A importância desse curso está ligada à possibilidade de levar para as crianças uma visão de mundo diferente dessa que temos atualmente na nossa sociedade. Temos a esperança de formar novos guerreiros para essa luta que a gente aprendeu a lutar junto com os próprios indígenas”, argumenta.

As inscrições, que tiveram início no último dia 2 e podem ser realizadas até o próximo dia 19, são feitas em duas etapas. Inicialmente, é preciso fazer a inscrição online exclusivamente no site do Centro de Educação a Distância da UFJF. Nesse endereço também é possível acessar o edital do processo seletivo. Os candidatos têm até o dia 19 de setembro para realizarem a efetivação da inscrição com a entrega da documentação prevista no edital diretamente no polo de Juiz de Fora. O resultado final da seleção vai ser conhecido em 12 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário