segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Excursão São João Del Rei e Tiradentes

No dia 09 de outubro de 2015, os alunos da Escola Municipal Povoado de Santa Helena, juntamente com os funcionários da escola realizaram uma excursão para as cidades de São João Del Rei e Tiradentes.

Tiradentes
História, gastronomia, artesanato, cultura, ecoturismo, tranquilidade... É difícil definir a cidade de Tiradentes em poucas palavras. Justamente por isso, a charmosa cidade mineira atrai tantos visitantes, que podem conferir as diversas atrações e as opções de passeios para os mais variados gostos. Cada museu, igreja, rua ou praça oferece uma história diferente, contada por guias ou moradores que recebem os turistas com muita hospitalidade.Fundada no início do século XVIII, Tiradentes possui aproximadamente sete mil habitantes e oferece infraestrutura completa para o turismo: restaurantes, ponto de táxi, serviço de informações, farmácias, posto de gasolina e lojas de artesanato. Os visitantes podem conferir a riqueza da gastronomia e da arte local.
Famosa pela riqueza histórica e cultural, Tiradentes também possibilita excelentes atrações para quem se interessa, por exemplo, pelo ecoturismo. Localizada aos pés da Serra de São José, a cidade conta com passeios guiados oferecidos por agências de turismo especializadas. 


São João Del Rei

A cidade cresceu, mas a tradição de repicar os sinos das igrejas - seja para anunciar o começo da missa ou a hora da Ave Maria é mantida em São João Del Rei. Por ali estão belos sobrados e casarões, como o Solar dos Neves, que ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves; e a igreja de Nossa Senhora do Pilar, com talhas de outo em profusão.
O casario antigo abriga ainda restaurantes e lojas que oferecem cobiçadas peças produzidas com outro metal nobre da região - o estanho, que dá forma a jóias e objetos de decoração. A grande pepita de São João del Rei, porém, não está encravada no Centro Histórico. 
A igreja de São Francisco de Assis fica no meio de uma praça ornamentada com palmeiras imperiais. Os altares dourados são escassos, mas foram primorosamente recompensados pela portada em pedra-sabão, pelo lustre em cristal Bacarat e pela missa das manhãs de domingo, acompanhadas por música barroca. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário