quinta-feira, 11 de julho de 2013

O trabalho na Escola Rural Val Paraíso

"Então o camponês descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura; renasce não mais objeto dela, mas também como sujeito da história". 


Alunos da E.M. Rural de "Val Paraíso" utilizam brinquedos pedagógicos para reforçar a aprendizagem. 

A frase é de um dos maiores pensadores da educação no Brasil, Paulo Freire. Resume a importância da escola para as populações que habitam as zonas rurais do país. São mais de 30 milhões a população que mora no campo, e é equivalente ao número de habitantes de países como Argentina e Canadá, e desses habitantes há 7,5 milhões de alunos.

Alunos da escola realizam um clube de leitura.

A Escola Rural "Val Paraíso" é uma escola que pertence ao município de Bicas, funcionando no turno da manhã e atendendo aos filhos de sitiantes, fazendeiros e comunidades locais. Os alunos recebem gratuitamente material didático e pedagógico, merenda de qualidade supervisionada por nutricionista e realizam constantemente atividades ligadas ao campo. Participam de atividades culturais, aulas de informática e de plantio e colheita.



Os livros didáticos adotados são de iniciativa do MEC (Ministério da Educação) de proporcionar às escolas do campo, livros que dialoguem com os princípios e as finalidades das Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo.



Acima, alunos participam do processo de plantio e colheita de alimentos.

A Escola funciona também como um local de apoio a comunidade são organizadas reuniões, palestras, recebem assistência médica e odontológica, campanhas de vacinação, missas entre outras atividades.

Visita de médicos ocorre sempre na Escola. 


A escola do campo surge como uma voz ativa e valorização de milhares de brasileiros que se constituem como cidadãos em pleno gozo de seus direitos sociais. Ajudando assim no processo mais amplo de humanização e reafirmação dos povos do campo como sujeitos de seus próprio destino, escrevendo sua própria história




Alunos acima participam da colheita do milho em horta escolar. 

Alunos posam com o fubá produzido com o milho que colheram e plantaram na horta escolar. 

É necessário que o homem do campo seja respeitado e valorizado e a Escola do campo pode proporcionar isso ao homem, tornando-o agente ativo de transformação, que o levará a conviver melhor e com prazer no meio rural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário