sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Palestra sobre Empreendedorismo - SEBRAE

No dia 29 de setembro de 2015, aconteceu no Polo Educacional de Bicas uma reunião com os diretores das Escolas Municipais e Particulares de Bicas sobre Empreendedorismo em parceria com o SEBRAE.
A sociedade contemporânea vem cada vez mais exigindo pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se a situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações.
Por causa dessa realidade, a Educação Empreendedora passou a ocupar uma posição estratégica no campo econômico e social no cenário brasileiro. É fundamental aprender sobre empreendedorismo.
Diante desse cenário, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora na educação.
O Programa trabalha soluções educacionais com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.
 No primeiro aspecto, ele destaca a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. O objetivo é incitar no estudante o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, inclusive explorá-las como oportunidade de negócios. Assim, no presente e no futuro, ele pode contribuir com ideias para o mundo do trabalho e para o ambiente em que está inserido.
A segunda frente de ação aborda, com os participantes, a possibilidade do auto emprego. O mundo está em constante mudança e aprender a lidar com a impermanência das coisas na vida significa, também, fazer um contraponto com a necessidade de estabilidade que, muitas vezes, aponta para um emprego fixo.
Pautado em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e reconhecimento das realidades locais, o Programa atua em todos os âmbitos da educação formal: ensino fundamental, médio e superior, bem como a educação profissional.  Por isso, para atender o seu público-alvo principal – o estudante –, o Programa oferece soluções educacionais para serem utilizadas na escola, universidade ou sala de aula, por meio de disciplinas ou projetos.
Também atua intensamente na capacitação do professor, protagonista do ensino do empreendedorismo, contribuindo para estimular um novo perfil do profissional de educação. Se você é professor, gestor de educação ou empreendedor, navegue no menu “Sou Professor” para conhecer e entender as propostas das soluções educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae para todos os níveis de ensino e saiba como fazer parte das iniciativas.
Se você é estudante de qualquer um dos níveis de ensino atendidos pelo Programa, navegue no menu “Sou Estudante” e conheça as vantagens e os benefícios da educação empreendedora para sua vida e seu futuro; saiba também o que as diversas soluções educacionais do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae podem lhe oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário